slide Purificados.jpg

Purificados por Cristo (Jo 13.1-9)  

Celebração do Amigo | Pr Luiz Carlos Cruz 

Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia e, começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar lhes com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus:  Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.   

       JESUS DEIXOU MUITO CLARO NESTE TEXTO A NECESSIDADE DE DUAS COISAS: Humildade e purificação, para isso ele usou a imaturidade de Pedro para ensinar aos seus discípulos e também a todos nós.

 
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.  João 15:3

         Segundo Jesus, existe um meio para se ser puro: A Sua Palavra. Aquela Palavra que os discípulos ouviram, e à qual aderiram, purificou-os.

 

A purificação é necessária para que o Senhor aceite nossos sacrifícios. Para poder receber a humanidade em Sua presença, foi preciso um meio aceitável de purificação, e Nosso Pai o efetuou enviando Jesus Cristo para derramar seu sangue por nós. Cada alma humana lavada neste sangue é limpa de seus pecados e pode ter paz com Deus (Cl 1.20). 
 
Assim fostes alguns de vós. Contudo, vós fostes lavados, santificados e justificados em o Nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo do nosso Deus! Nosso corpo é santuário de Deus. ( 1co. 6:10) 


    Davi reconhece sua necessidade de ser lavado:

 

Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Salmos 51:1-7 

    Outras referencias também nos levam a Purificação:

 

 

 Então aspergirei água fresca e límpida, e ficareis purificados; Eu mesmo,

vos purificarei de todas as vossas impurezas e de todos os vossos ídolos Ezequiel36:25

“Naquele grande Dia uma fonte jorrará para todos os descendentes de Davi

e para os habitantes de Jerusalém;  a fim de purificá-los do pecado e da impureza! Zacarias13:1

Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram?

" Respondi: "Senhor, tu o sabes". E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação

e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.  Apocalipse 7:13,14      

Assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ele para santificá-la,

tendo-a purificado pelo  lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa,  

sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Efésios 5:25-27  

 

"Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida

 e possam entrar na cidade pelas portas. Apocalipse 22:14

 

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. (Mt 5,8) 

 

         Nossos irmãos entenderam o Propósito da igreja que é o de tomar posse  de uma benção que Jesus já conquistou na cruz e entregou a cada um de nós. Por esta causa, vamos pra cima com uma Espirito de Fé .

Gabarito para Célula

Clique no icone para baixar