Nuvem, Fogo e Glória (Êx 40.34-38)

Culto do Musical Formosa | Pr Luiz Carlos Cruz 

       Então a nuvem cobriu a tenda da revelação, e a Glória do Senhor encheu o tabernáculo; de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da revelação, porquanto a nuvem repousava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, prosseguiam os filhos de Israel, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até o dia em que ela se levantasse. Porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

Êxodo 40:16 - E Moisés fez conforme tudo o que o Senhor lhe ordenou; assim o fez.

 

A Coluna de Nuvem: Representava o amor e cuidado diurno de Deus. Todos os dias, havia um cuidado diferente de Deus para com o seu povo: O maná do céu, a agua da rocha, o livramento de seus inimigos (que eram homens cruéis e assassinos implacáveis), porém Deus os escondiam a cada dia naquele deserto tão árido em que caminhavam e lhe dava amor e cuidado.                                       

 

A Coluna de Fogo: Transmitia o amor e cuidado noturno ao povo. As noites não eram diferentes: animais noturnos ferozes, inimigos a espreita, o frio cruel da noite; eram as ameaças constantes a eles. No entanto, através da coluna de fogo, todas as noites, durante quarenta anos, o Senhor lhes protegia com muito carinho.

 

Presença da Glória: Representa o amor e cuidado invisível através do Espírito Santo.  A presença da Glória de Deus sobre o tabernáculo, dava a Israel, fé o suficiente para enfrentar as dificuldades do dia a dia com muita convicção, de que, um dia estariam na terra que Ele os havia prometido. Afinal, este era o seu consolo: saber que o Grande Deus, Poderoso em amor, estava tão perto com sua esplendida Glória enchendo o tabernáculo. Isso lhes dava esperança e força para trilharem o deserto sobre os cuidados de Deus por quarenta anos. Veja.

Todavia tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os abandonaste no deserto. 

A coluna de nuvem não se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite,

para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir. Também lhes deste o teu bom espírito para os ensinar, e o teu maná

não retiraste da tua boca, e água lhes deste quando tiveram sede. Sim, por quarenta anos os sustentaste no deserto;

Não lhes faltou coisa alguma; a sua roupa não envelheceu, e o seus pés não se incharam. Neemias 9.19-21

 

Agora é a nossa vez. Somos o novo tabernáculo e novo Israel, por isso Ele ama e cuida de nós.

 

Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim, pois, não sois mais estrangeiros,

nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos

apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado

cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.   

Efésios2: 18-22

 

Devemos glorificar a Deus em nosso corpo, porque somos amados e cuidados por ele.

 

Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus,

e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo. I Corintios 6.19-20

 

Em toda a jornada de nossa vida, devemos esperar pela direção divina. Precisamos estar sobre seu amor e cuidado, e refletirmos a Sua Glória; praticando as mesmas obras, por meio do Espírito Santo em nossas vidas. Pois sabemos que enquanto formos obedientes a Sua palavra, e tementes ao Seu Nome, Ele estará conosco independente de quantos anos O Senhor nos der.

Gabarito para Célula

Clique no icone para baixar

2017 © Igreja Multi Vida | Todos os direitos reservados 

Igreja Multi Vida | Projeto Imaginar

Rua Dr. Marcos Ávila, 105 Residencial Caetano | S.J. Rio Preto  SP

Email: IgrejaFormosaCaetano@gmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon